Vejam só, após anos de apatia e passividade política da grande massa, agora nos vemos em meio a protestos e claras demonstrações de descontentamento social. Parando pra analisar melhor, quais os verdadeiros motivos disso tudo?
Ainda lembro de 1992, meio que turvamente devido minha jovial idade (síndrome de Peter Pan), de um povo nas ruas brigando por direitos, por voz, por vez. Mobilizações enormes, e pacíficas, declamantes do verdadeiro poder que, SEMPRE, emanou do povo. Contudo, e a diferença para com os protestos espalhados por nosso território atualmente? Podemos dizer que por mais que a finalidade se aproxime, as motivações seriam outras.
Existe todo o lance do descontentamento político, guerra contra a corrupção, mas esse novo prelúdio de revolta popular remete, acredito eu, a uma revolução interna no modo como agimos por todos estes anos. Uma preguiça de opinião apoiada nas muletas ultrapassadas de um impeachment já, esquecido, hoje sem valor e que sinceramente não serviu de exemplo.
Não é pelos R$ 0,20, é o que mais se lê e ouve, mas é pelo o quê afinal? Corrupção? De quem? Da nossa, que votamos no amigo de um conhecido, ou em um próprio conhecido pessoal, sem uma proposta política sólida, conectada a realidade e preocupada com o crescimento social, e não apenas com o da própria conta bancária? A corrupção da gente que aceita a propina do favor pessoal, do favorecimento ilícito, do jeitinho brasileiro? Se esta corrupção não acabar, nenhuma outra caba. Até porque, políticos corruptos, antes de qualquer coisa, eram do povo. Eles sim nos representam, como vc acha que eles se elegeram?
O verdadeiro protesto tem de vir da gente, dos valores mais nobres que temos, é mudar toda essa sujeira oportunista e egoísta que todos nós temos, parar de ser do “contra o outro”, para ser a favor de um bem maior. É deixar de querer “curar”quem nunca esteve doente e curar quem realmente agoniza tristemente sem necessidade.
A verdadeira revolta não é apenas a das ruas, mas nas urnas também. O mundo só muda se a mente mudar.
Nossa consciência é o verdadeiro gigante adormecido.
Ps: E para os que não se envolvem em política, alegrem-se! Vocês são o maior exemplo de que anencefalia humana não mata.
Autor: Luiz Alex Fotos:web

